Chega diz que dejectos nos Reis Magos vêm de fossas sépticas de apartamentos e de uma vacaria

O partido Chega emitiu um comunicado relativamente à denúncia feita pela CMSC sobre “poluição de origem desconhecida” nas águas do concelho, na qual o edil santacruzense atribuiu a existência de duas hipóteses possíveis, sendo elas a origem em alto mar ou sabotagens criminosas, “já suspeitando, (precipitadamente) dos candidatos do PSD pelo simples facto de estarem já no local, quase que ainda antes dela ocorrer”.

Nélio Gouveia, candidato pelo Chega à Presidência da Câmara de Santa Cruz, considera uma irresponsabilidade por parte do presidente do executivo camarário levantar tais suspeitas sem provas concretas.

“Certo é que, tal como foi denunciado pela candidata do CHEGA, o que ocorre nas proximidades da praia dos Reis Magos é a existência de vários apartamentos localizados em áreas onde não há saneamento básico e que despejam o excedente de suas fossas sépticas na Ribeira da Mãe de Deus, a mesma ribeira que recebe os dejectos da vacaria, sendo que todo esse material vai directo ao mar, dando na praia dos Reis Magos”, afirma.

Nélio Gouveia requer, pois, que seja elaborado um inquérito sobre as condições em que se encontram as redes de saneamento básico e as fossas sépticas existentes naquele local, bem como sobre o descarte de dejectos da vacaria, que são despejados na ribeira.

Mais ainda, diante dos recorrentes problemas de poluição que atingem o mar do concelho, destaca a necessidade de que haja um maior investimento nos equipamentos da ETAR, garantindo assim qualidade na prestação do serviço e consequentemente a qualidade da agua do mar para os banhistas.