Números do turismo satisfazem Eduardo Jesus

Funchal,15-11-2019 Eduardo Jesus
(ASPress/Helder Santos, foto GR)

O governante com a tutela do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, veio comentar hoje dados emanados da Direcção Regional de Estatísticas da Madeira, referentes ao mês de Julho último, em que as dormidas no alojamento turístico apresentaram o valor mais elevado desde Novembro de 2019.

Segundo o secretário regional, os dados agora divulgados revelam a tendência que as entidades governamentais previam em matéria de dormidas e número de hóspedes, para a RAM. “O mês de Julho confirma a tendência da recuperação, que nós já estávamos a sentir há algum tempo, e reafirma claramente a capacidade que a região teve de recuperar muito rapidamente da situação em que foi colocada por força da pandemia”, referiu.

O comparativo com 2019 ao nível das dormidas revela uma tendência bastante positiva, também em relação ao ano passado, acrescentou. “Estamos em crer que o mês de Agosto também terá essa mesma trajectória”.

Para Eduardo Jesus, esta recuperação resulta de um aproveitamento de todas as oportunidades que têm surgido, quer através da conquista de mercados com que a RAM não trabalhava habitualmente,  mais a leste da Europa do que era habitual, mercados esses que hoje já respondem por cerca de 8 por cento dos turistas na Madeira.

Eduardo Jesus diz que o mercado alemão também está a reanimar-se, na casa dos 11, 12 por cento, situando-se o mercado inglês nos 21 e o português nos 51 por cento.

“Temos aqui alterações que são significativas relativamente ao passado, mas que expressam bem o esforço que foi desenvolvido em termos da captação do interesse e da preferência dos viajantes pela Madeira. O sector está de parabéns, relativamente à capacidade que teve para recuperar”, declarou.

O contributo da indústria turística, sublinhou, é decisivo e incontornável.