Câmara de Machico promove múltiplas actividades na 2ª Semana da Juventude

 

A Câmara Municipal de Machico promove, entre os dias 1 e 5 de Setembro, a II Semana da Juventude 2021. A iniciativa teve a sua primeira edição em 2019, contando com uma forte adesão por parte da camada juvenil. Por força da situação epidemiológica do COVID-19, em 2020, não foi possível a sua operacionalização, refere a Câmara, que todavia considera que agora estão reunidas as condições para “mais uma grande edição que contará com momentos de participação democrática, cívica, inter-cultural, ecológica, desportiva, etc…”

O projecto visa reflectir e debater temas pertinentes para os jovens, dar a conhecer as oportunidades no domínio da juventude e, também, celebrar histórias de sucesso. Alicerça-se na estratégia da União Europeia para a Juventude que assenta em 3 domínios essenciais: Envolver, Ligar, Capacitar.

Acima de tudo pretende-se criar espaços onde os jovens possam partilhar as suas opiniões e dar contributos para a construção de políticas que vão ao encontro das suas reais necessidades, almejando uma sociedade mais inclusiva, mais empreendedora, mais participativa onde eles estejam no centro da tomada de decisões.

“Porque o futuro está, decisivamente, nas suas mãos!!!”, declara, entusiasmado, o executivo.

No dia 1 de Setembro a autarquia contará com a colaboração das forças de segurança GNR E PSP que divulgarão a oferta profissional aos jovens e as possibilidades de ingressar numa carreira desta natureza; e porque as artes são um eixo central desta programação, será dado início à pintura de um mural, da autoria da jovem artista Gabriela Franco, com a colaboração de jovens do Centro Cívico Social e Cultural da Ribeira Seca, na praia de areia amarela (Banda d’Além).

Ainda no dia 1 haverá a primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude, no sentido de principar “este espaço de construção partilhada e de pensamento colectivo em torno das políticas de juventude”.

No dia 2 de Setembro, haverá uma sessão de esclarecimento sobre Programas Juvenis, sob a orientação de técnicos da Direção Regional de Juventude.

Realizar-se-á ainda uma oficina de trabalho sobre Ferramentas digitais, empreendedorismo e Comunicação, promovida por Tiago Olim, que está a dinamizar uma comunidade de Nómadas Digitais no Município. Pretende-se demonstrar as potencialidades do trabalho remoto utilizando as plataformas digitais enquanto ferramenta de trabalho.

Nesse mesmo dia, à tarde, realizar-se-á também uma mesa redonda de jovens empreendedores de Machico que pretendem partilhar a sua experiência, nomeadamente João Brás, Adriana Viveiros, Rafaela Rodrigues, Hugo Rodrigues, Luís Fernandes, Tiago Olim, entre outros.

Já no dia 3 haverá o (re)lançamento do cartão Jovem Municipal (um cartão que oferece aos jovens um conjunto de vantagens na aquisição de bens e serviços quer a nível local, regional e mesmo numa perspetiva europeia fruto da parceria com a MOVIJOVEM). Esta iniciativa decorrerá na praia de São Roque.

Posteriormente haverá ainda uma acção de sensibilização sobre  prevenção de afogamento + simulacro de salvamento, dinamizado pelos vigilantes da praia de areia amarela (Ondas Calmas).

Liliana Jorge, psicóloga do trabalho, também se associa a esta causa, dinamizando um seminário intitulado “Constrói o teu futuro – Procura activa de emprego” que visa capacitar os jovens para a procura de um primeiro emprego. A acção decorrerá na Biblioteca Municipal de Machico.

Por último, nesse dia, haverá a apresentação de uma peça de teatro intitulada “Os herdeiros da Lua de Joana” sob a responsabilidade da Oficina de Teatro de Machico. Esta peça debruça-se sobre a problemática das adições e do suicídio nesta faixa etária e permite uma reflexão profunda em torno desta e de outras matérias, explica a CMM.

No dia 4, realizar-se-á uma visita ao Centro Interpretativo do Ecos Machico, seguida de uma caminhada ao Eco Sítio do Pico do Facho. Esta iniciativa contará com a participação dos Escuteiros de Machico.

Do ponto de vista desportivo haverá os Fit Games que consistem em jogos de aventura na Praia de Areia e que serão organizados pelo Ludens Machico.

Na tarde do dia 4 de Setembro, realizar-se-á um seminário sobre cocktails, “considerando que grande parte dos nossos jovens envereda pelo ramo da hotelaria e bar”. Esta actividade de carácter formativo estará a cargo da Associação Barmen da Madeira e decorrerá no Forte de Nª Senhora do Amparo.

A semana termina com um espectáculo de Tunas Académicas (da Universidade da Madeira) que decorrerá no Largo da Praça pelas 20h30 do dia 5 de Setembro.