Observatório Oceânico da Madeira com instalações na frente de mar do Funchal

Rui Marote

O Observatório Oceânico da Madeira, ligado à Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) vai dispor de instalações situadas na frente de mar do Funchal, mesmo por debaixo da conhecida cervejaria “Beerhouse”. Segundo o FN apurou, o espaço é cedido pela APRAM – Administração de Portos da Madeira, sendo o dono da obra em curso a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

O Observatório Oceânico da Madeira, refere-se no “website” que lhe é dedicado, promove a divulgação da investigação multidisciplinar desenvolvida neste consórcio e fomenta o contacto dos seus investigadores com o público.

“Essa aproximação é feita através da participação e/ou organização de eventos de ampla abrangência, tais como: exposições, workshops, colóquios, comemorações de dias emblemáticos e mostras de ciência onde são abordados diversos temas das ciências marinhas. Esses temas vão desde a aquacultura à oceanografia, passando pela biodiversidade, pescas, detecção e seguimento remoto, espécies não-indígenas, entre muitos outros. A participação do OOM nestes eventos é sempre pautada por abordagens simples e acessíveis a públicos com formação de base diversificada. Os eventos são divulgados na página de facebook do OOM”.