Crianças e jovens de Câmara de Lobos em programas de ocupação de tempos livres

160 crianças e jovens do concelho participaram nos meses de Julho e Agosto em múltiplas actividades vocacionadas para a ocupação de tempos livres no período de interrupção lectiva, organizadas pela Câmara Municipal de Cãmara de Lobos, afirma a autarquia.

As atividades de Verão voltaram este ano após a interrupção em 2020 devido à pandemia. Seguindo todas as normas de segurança e de saúde pública em vigor, foi possível proporcionar a 160 crianças do concelho um leque diversificado de actividades e de carácter multidisciplinar através de dois projectos ocupacionais, o “Lobos Radical” e “Biblioteca a Brincar… e a aprender”, refere uma informação camarária.

Numa visita feita aos jovens que frequentam as actividades da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho referiu que, este ano, o número de crianças envolvidas teve de ser reduzido fruto da pandemia em curso. “Estes programas são uma mais-valia para as crianças e famílias do Concelho. Câmara de Lobos é o município da região com maior taxa de jovens no conjunto populacional, estas actividades decorrem da aposta da autarquia em proporcionar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças e jovens participantes (…)”

As atividades realizadas no âmbito do Lobos Radical contemplam a prática desportiva, praia, animação de grupo, visitas de estudo a vários pontos de interesse cultural e museológico, acções de formação não formal e sensibilização para problemáticas transversais à sociedade. Este programa é direccionado para crianças e jovens residentes no concelho de Câmara de Lobos, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos de idade, divididos em dois grupos de 15 crianças

Em relação ao programa “Biblioteca a brincar…e a aprender”,, o mesmo  tem como público alvo jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos, inclusive, e visa a ocupação dos seus tempos livres em actividades lúdicas, educativas, culturais e desportivas, através de visitas de estudo, oficinas de leitura, artes em palco e prática de desporto.

As actividades foram estruturadas em dois períodos de quatro semanas cada, um no mês de julho e outro no mês de agosto, funcionando entre as 09h00 e as 17h00, Este ano os programas tiveram um limite máximo de 10 participantes, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos e 10 participantes no Pólo do Curral das Freiras devido às restrições impostas pela situação pandémica.