Covos ilegais recolhidos hoje na Reserva do Garajau

Na manhã de hoje, na sequência de uma missão de patrulhamento efectuada na Reserva Natural Parcial do Garajau, duas equipas do Corpo de Vigilantes da Natureza detectaram, recolheram e desmantelaram dez covos ilegais que se encontravam colocados dentro daquela área protegida, refere um comunicado. 

Libertado o peixe aprisionado, foi possível verificar que a maioria dos covos recolhidos indiciavam terem sido colocados muito recentemente, sendo que estão a ser feitos esforços no sentido de identificar dois indivíduos suspeitos e a embarcação utilizada nesta prática ilegal. 

A utilização indevida /e ou ilegal desta arte de pesca tem impactos muito relevantes nos ecossistemas marinhos. Os covos, quando abandonados, promovem uma pesca “fantasma” não selectiva cujos impactos são por vezes irreversíveis. Este facto conduz a que este tipo de acção se reverta da maior importância para a salvaguarda desta Reserva Natural e seu património.

A Reserva Natural Parcial do Garajau está localizada na zona a leste do Funchal. Esta área protegida conta uma extensão de, aproximadamente, seis milhas e tem como limites a Ponta do Lazareto, a oeste, e a Ponta da Oliveira, a leste. A área protegida estende-se entre a linha da preia-mar e a batimétrica dos 50 metros a sul ou, em caso de dúvida, os 600 metros da costa.

Entre outras interdições, nesta reserva natural parcial é proibido o exercício de actividades de pesca comercial ou desportiva, a caça submarina, o uso de qualquer tipo de rede e a navegação com embarcação motorizada.