Drones do Comando Operacional detectaram dois focos de incêndio

De acordo com uma informação divulgada pelos militares, ontem à noite e no início desta madrugada de quarta-feira, durante uma acção de vigilância de fogos florestais do Comando Operacional da Madeira (COM) em apoio ao Corpo de Polícia Florestal e coordenada com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), foram detectados dois focos de incêndio.

Os episódios, refere-se, aconteceram muito próximos um do outro, com origem na zona da Boca dos Namorados, nas zonas altas do Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos, tendo estado envolvidos o Núcleo de Iniciação à Operação e Experimentação de Sistemas Aéreos Não-Tripulados do COM e elementos da Polícia Florestal em serviço no Posto de vigia da Cruz das Moças, na Quinta Grande.

Este tipo de acções planeadas pelo COM e IFCN permitiram, como se pretendia, detectar focos de incêndio, nomeadamente em zonas onde estas  ocorrências são reincidentes, refere a informação enviada às Redacções.

A acção de vigilância, afirma-se, foi realizada com recurso a capacidades tecnológicas avançada que equipam os drones utilizados pelo COM, nomeadamente câmaras térmicas e câmaras de visão nocturna, para detecção e registo, e feixes laser para determinação de distâncias. Este, sublinha o comunicado, é o resultado de muito treino e cooperação entre este comando operacional do Estado-Maior General das Forças Armadas e os agentes de protecção civil da Região, decorrentes dos vários protocolos assinados já este ano.

No caso presente, de apoio ao IFCN, os drones militares são os únicos na RAM equipados com tecnologia que permite detectar fontes de calor e capacidade para visão nocturna.

A detecção destes dois focos de incêndio pelo Núcleo do COM foi prontamente relatada à Polícia Florestal, que comunicou às restantes autoridades a ocorrência, tendo sido deslocados para o local bombeiros e efectivos policiais.

Na RAM compete ao Comando Operacional da Madeira a coordenação do emprego dos meios das Forças Armadas empenhados em acções de apoio à protecção civil, acções que se enquadram no novo conceito de operações de Apoio Militar a Emergências Civis (AMEC), conceito que inclui a utilização de Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS).