PAN preocupado com “matanças” do pombo-trocaz

O PAN Madeira veio dizer hoje em comunicado que “as matanças não são solução” e que tem acompanhado com preocupação as intenções da Secretaria Regional do Ambiente de promover um novo “desbaste” no pombo-trocaz (Columba trocaz), devido a reclamações apresentadas ao IFCN por parte de alguns agricultores. 0 partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que a espécie é endémica da Ilha da Madeira e pela importância da protecção das espécies da fauna selvagem está inscrita no Anexo I da Directiva Aves e no Anexo III da Convenção de Berna.

Deste modo, é responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas encontrar mecanismos que protejam a referida espécie e agricultores, entende esta estrutura política.

O PAN compreende a posição dos agricultores e está solidário com estes. Contudo, não pode aceitar que quaisquer espécies, principalmente as protegidas, sejam perseguidas e abatidas.

Entendemos que existem alternativas que protegem os agricultores e as suas culturas sem prejudicar as espécies, sendo responsabilidade da SRAAC e do IFNC promover a aplicação dessas medidas, junto dos agricultores.

Entendemos que a promoção de matanças não é solução para preservar as diferentes espécies que connosco partilham o território da Região Autónoma da Madeira.