Primeiros resultados dos Censos 2021 divulgados na próxima quarta-feira

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e o director regional de Estatística, Paulo Vieira, apresentam, na próxima quarta-feira, dia 28 de Julho, os resultados dos Censos 2021 para a RAM, numa conferência de imprensa que se realizará no Salão Nobre do Governo Regional.

Estes primeiros resultados, refere-se, têm ainda um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e são divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida.

Serão agora divulgados os dados respeitantes ao número de edifícios, aos alojamentos, aos agregados domésticos e à população residente por freguesia.

A disponibilização dos resultados definitivos dos Censos 2021 está prevista para o quarto trimestre de 2022, mas será ainda antecedida por uma apresentação de resultados provisórios, a divulgar até Fevereiro do próximo ano, e já com mais detalhe de informação.

A fase de recolha dos Censos 2021 decorreu entre os dias de 5 de Abril e 31 de Maio, e contou com a participação empenhada da população, permitindo a conclusão da maior parte dos trabalhos em apenas seis semanas e assegurando que a Região liderasse a recolha de informação, adiantando-se às restantes regiões do país.

Da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), a coordenação da operação Censos 2021 coube, na Região, à Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) e contou, também, com a participação das câmaras municipais e juntas de freguesias, os órgãos de poder mais próximos da população, numa operação que envolveu mais de 400 pessoas.

Na Madeira, 87,9% dos agregados responderam directamente através da página de internet dos Censos, 7,7% foram entrevistados pelos recenseadores e 4,2% recorreram ao balcão das juntas de freguesia, onde a informação era também introduzida online.

Assim, conclui-se que 99,8% das respostas foram obtidas através de canais digitais. Os restantes 0,2% dizem respeito ao recurso aos questionários em papel e à linha telefónica.