UMa é parceira do projecto INCORE

De acordo com uma nota da UMa, esta é uma das entidades parceiras do projeto INCORE, juntamente com o Instituto Superior Técnico, a Trisolaris Advanced Technologies (Portugal), o La Palma Research Centre, a Universidad Europea de Canarias (Espanha) e a University of Reunion Island (França).

O INCORE é um projecto que visa estimular a inovação e a capacidade empreendedora das Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões ultraperiféricas (RUP) da Europa, aproveitando oportunidades contextuais e de negócios específicas da região. É financiado pela União Europeia, através do European Institute of Innovation & Technology, e tem a dotação global de 1.200.000€ (um milhão e duzentos e mil euros).

Beneficiando da rede de parceiros nacionais e internacionais, o INCORE visa fomentar a troca de boas práticas e avaliações de políticas e introduzir um novo conjunto de medidas e acções abrangentes, com vista a aumentar substancialmente a capacidade empreendedora das IES participantes a nível institucional.

Neste sentido, o projecto INCORE irá desencadear uma mudança sistêmica e transformacional, fortalecendo a integração e a contribuição das IES para todo o ecossistema de inovação de suas regiões, muito particularmente na Universidade da Madeira e, por sua influência directa, na Região Autónoma da Madeira, assegura um comunicado.

Integrado na estratégia de Empreendedorismo e Inovação da UMa, sob coordenação da vice-reitora, Elsa Fernandes, o INCORE vai introduzir um conjunto complementar de medidas e acções transversais, com base nas necessidades da vida real, criando uma nova base para um ambiente empresarial mutuamente benéfico para a UMa e para o tecido empresarial regional.

Estas medidas e acções propõem melhorar a cooperação bilateral entre a UMa e as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), proporcionando o acesso às infraestruturas de pesquisa, bancos de ensaio e instalações laboratoriais da instituição de ensino superior madeirense, contribuir para a implementação de regimes simplificados de direitos de propriedade intelectual e um quadro legal simplificado para a cooperação, UMa-PMEs, através de um gabinete de transferência de tecnologia, e a criação de um Centro de investigação de gestão para um desenvolvimento sustentável.