JPP propõe Núcleo Pediátrico no Hospital Dr. Nélio Mendonça

A mudança de instalações do Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) do Hospital Dr. Nélio Mendonça, bem como de outros serviços de terapia dos Centros de Saúde de São Roque e do Bom Jesus para o Centro de Saúde de Santo António têm sido alvo de várias críticas, recorda o JPP. Inclusive, o SESARAM tem vindo a adiar a presença da presidente do Conselho de Administração na Assembleia Legislativa, cuja finalidade é, exactamente, esclarecer as alterações que se verificaram no CDC.

Ao contrário do que tem sido apregoado pelo SESARAM, E.P.E., a deslocação destes serviços para Santo António tem implicado fortes constrangimentos, quer para os profissionais, mas, principalmente, para os pais e para as crianças que frequentam o CDC.

Isto porque, estas crianças, pelas especificidades que apresentam, continuam a ser acompanhadas, também, por outros serviços que mantêm o seu funcionamento no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Ou seja, embora o serviço esteja agora em Santo António, as crianças continuam a ter de se deslocar ao Hospital, refere o “Juntos pelo Povo”.

Os inconvenientes são vários: a falta de estacionamentos, a realidade complexa da utilização de transportes públicos (que, para muitos pais, obriga à utilização de mais do que um autocarro), a distância do actual CDC aos serviços centrais cuja proximidade é fundamental, como é o caso do serviço de neonatologia, entre outros.

Se no passado havia a possibilidade de agendar diferentes consultas e intervenções para o mesmo dia, o que facilitava o horário dos pais, agora esta realidade já não se verifica da mesma forma. Estas famílias que, por si só, enfrentam dificuldades diárias acrescidas, estão ainda mais condicionadas na gestão das suas agendas pessoais e profissionais. Lembramos a urgência neste tipo de intervenção, que deverá ser desenvolvida o mais precocemente possível, com vista ao saudável desenvolvimento da criança.

É inadmissível que o SESARAM, E.P.E. condicione a vida destas famílias, privando-as de poder serem acompanhadas num espaço que já existia, que detinha as condições criadas, de raiz, para o acompanhamento destas crianças, obrigando-as a “saltitar” de espaço em espaço, muitas vezes a braços com cadeiras de roda e outros materiais de ajudas técnicas hospitalares e cujos pais apresentam vínculos laborais precários, o que empurra muitas famílias para a decisão de deixar de frequentar o CDC.

Não podemos esquecer, ainda, a forte pressão que se tem vindo a criar nos serviços de Educação, também eles já com uma capacidade de resposta reduzida, o que, no fim, prejudica, directamente, estas crianças e jovens, aponta o partido.

Com vista à rápida resolução desta situação, bem como à dignificação do acompanhamento das crianças e jovens pelos serviços de saúde regionais, o JPP deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, com um diploma que propõe ao SESARAM, E.P.E. a criação de um núcleo pediátrico no Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde esteja incluído o Centro de Desenvolvimento da Criança e outros serviços pediátricos, junto dos restantes serviços e terapias necessárias ao saudável desenvolvimento das crianças e jovens da Região.