Museu Militar da Madeira inaugura exposição temporária; visitas gratuitas

Segundo uma informação da Zona Militar, o Museu Militar da Madeira (MMM) comemora o seu 28.º aniversário este ano. No entanto, e atendendo à situação epidemiológica da COVID-19, não decorrerão as habituais cerimónias alusivas à efeméride.

Para marcar o seu aniversário, refere uma nota, o MMM inaugurará a 2 de Julho às 09h30, uma exposição temporária denominada por “Ad Occidetem Solem” da autoria de Maria Helena Dias e presidida pelo representante da República para a RAM, Ireneu Cabral Barreto.

Segundo se diz, pretende-se com esta exposição dar visibilidade ao papel relevante do Exército Português e dos engenheiros militares no processo de construção das mais correctas imagens do País ao longo dos últimos séculos e, em particular, desde há quase 300 anos, quando se começou aos poucos a organizar um corpo de profissionais competentes.

Apesar das Regiões Autónomas serem lembradas nas várias obras que foram apresentadas, justificava-se plenamente a elaboração de uma exposição dedicada exclusivamente a cada um dos arquipélagos e foi assim que surgiu esta exposição inteiramente dedicada ao Arquipélago da Madeira, dando enfase ao trabalho dos engenheiros militares em prol da Madeira e não apenas da cartografia, refere a ZMM.

Esta exposição mostrará não só alguns dos mapas da região, desde o século XVIII até à actualidade, como as descrições e gravuras que os acompanhavam de forma a melhor definir a realidade que pretendiam representar, estatísticas da população, plantas pormenorizadas da costa, referência às aluviões que periodicamente assolam a ilha e às obras de reparação e planos de intervenção para prevenção de eventos futuros ou a construção da levada do Rabaçal no século XIX. Não podia também faltar uma referência à defesa do arquipélago e aos seus fortes.

Na sua exposição permanente, o Museu Militar da Madeira conta com diversas temáticas, nomeadamente a Madeira e os descobrimentos, o armamento, a sala de efeitos digitais, o torreão do Funchal e os teatros de operações onde participaram contingentes oriundos da Madeira, acrescenta-se.

O MMM está localizado no Palácio de São Lourenço, fortaleza mandada construir por El Rei D. Manuel I, no princípio do século XVI, com o objectivo de proteger a população do Funchal.

A exposição visitável ocupa três salas, onde se podem observar varias colecções de armamento desde o século XVIII até à actualidade, uma colecção de antigas peças de artilharia em bronze e uma outra de armamento ligeiro. Está ilustrada com iconografia diversa representativa da história do Exército Português na Madeira.

O MMM conta igualmente com uma sala de efeitos digitais, onde para além da experiência visual 3D, podem ter-se as sensações de calor, chuva e vento associadas ao vídeo.

O Museu pretende chamar a atenção para o importante papel desempenhado pela Madeira na história militar portuguesa.

Na semana de 05 a 09 de Julho, o Museu Militar estará aberto à população de forma gratuita, informa-se.

As comemorações integram igualmente um concerto da Banda Militar da Madeira com cerca de 18 minutos, publicado nas redes sociais do Exército onde são apresentados diversos compositores como Paul Dukas, Samuel Scheidt e M. Glinka.

Este é o link Youtube para o Concerto:

https://www.youtube.com/watch?v=0ri7z2QD9nc