UMa acolhe a partir de 5 de Julho ciclo de conferências “CQM Talks”

O Centro de Química da Madeira (CQM) principia na próxima semana um ciclo de conferências denominado “CQMTalks”. O objectivo é promover a apresentação de conhecimento com elevado impacto na sociedade, a partilha de visões sobre o conhecimento e a inovação num contexto de políticas públicas, produtos inovadores, experiências profissionais, ideias de especialistas e opinion makers que actuam em contexto nacional e internacional de Investigação, Desenvolvimento & Inovação (I&D&I), refere-se.

A primeira conferência decorrerá na próxima segunda-feira, dia 5 de Julho, às 11:00, em formato híbrido (presencial e online), com o tema “Using Gene Therapy Approaches to Prevent Pandemics”. Nesta sessão, serão discutidas as tecnologias à base de mRNA para possível tratamento de doenças, desde as oncológicas às infeciosas. A conferência abordará, igualmente, o desempenho das vacinas no tratamento dos doentes infetados com a COVID-19 e o desenvolvimento de uma estratégia para fazer face às ameaças de pandemias emergentes. Serão ainda apresentados dados pré-clínicos que evidenciam o desenvolvimento de um tratamento de prevenção da pandemia em menos de 60 dias a partir da identificação da ameaça.

A conferência será proferida por Luís Santos, Team Leader e especialista em desenvolvimento farmacêutico e biotecnológico na companhia americana AstraZeneca, instituição onde exerce funções desde 2016. Luís Santos é um ex-investigador do CQM, Doutorado em Química de Materiais pelo Departamento de Química da Universidade da Madeira (2009), detentor de um MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Desenvolvimento pela Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia (2020) e um dos galardoados com a distinção Alumni pela Universidade da Madeira, 2021. Este conferencista conta com mais de 10 anos de experiência e conhecimento em terapias genéticas, incluindo as de mRNA, tecnologias de edição de genes, oligonucleotídeos antisense, siRNA e plataformas de distribuição de medicamentos.

As inscrições decorrem até dia 4 de Julho de 2021, em cqm.uma.pt.

As condições de acesso e segurança em contexto pandémico, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento social, deverão ser escrupulosamente respeitados por todos os presentes, recomenda a Universidade.