Novenas de preparação para a solenidade de Nossa Senhora do Carmo

As Novenas em honra de Nossa Senhora do Carmo terão lugar de 7 a 15 de julho próximos. Uma preparação, dinamizada pela Ordem do Carmo, também no Funchal, tendo em vista a solenidade de Nossa Senhora do Carmo, que se celebra anualmente a 16 de julho.

Na Comunidade da Ordem do Carmo, os Irmãos do Carmo solenizam as Eucaristias das 07h00 e 09h00. Pela tarde, 18 horas, haverá novena cantada, participada por todos os grupos da Ordem do Carmo e oferecida pelos devotos de Nossa Senhora do Carmo, pelas intenções particulares (doentes) e pelas vocações Carmelitas. Pelas 18h30, haverá Concelebração Eucarística, com reflexão Mariana, proferida pelos religiosos da Comunidade e por alguns sacerdotes diocesanos convidados.

Durante as novenas, haverá também oração pelas Vocações Carmelitas e pelos que colaboram na formação dos seminaristas. No fim da missa, das 09h30 às 11h00, durante a semana, de segunda a sexta, haverá um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento por essa mesma intenção.

No dia 10 de julho, pelas 10 horas, está prevista a bênção, consagração e imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo às crianças. Os Padres Carmelitas Descalços pedem às famílias que levem os seus filhos e netos para pedirem a proteção de Nossa Senhora.

No dia 16 de julho, é a celebração da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, com Missas solenizadas pelas 7h00 e 09h00, Terço cantado pelas 17h30, e Missa da Festa, pelas 18h30, presidida pelo Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás, concelebrada pelos religiosos da Comunidade Carmelita e convidados. Seguir-se-á a Consagração a Nossa Senhora, com imposição do Santo Escapulário no fim das missas.

Este ano, por razões pandémicas, não haverá a tradicional Procissão.

A Igreja da Comunidade do Carmo  partilha com a comunidade uma oração para unir os corações à Rainha do Carmelo, que o FN reproduz:

“Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre. 
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. 
Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. 
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. 
Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes. 
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-La por toda a eternidade. Amém!”