Herberto Jesus diz que o certificado digital para viajar “está já a ser articulado” com as entidades nacionais

*Com Rui Marote

O director regional de Saúde, Herberto Jesus, revelou hoje ao JM que o certificado digital que permite aos madeirenses viajar ao estrangeiro está já “a ser articulado com as entidades nacionais”. Ainda bem que assim é. Recorde-se que o FN alertou a 19 deste mês para a falta de sentido desta situação, num artigo publicado na nossa secção irónico-jocosa “Estepilha”, intitulado “Autonomia não autónoma para emitir certificados de vacina”, lembrando que a primeira competência a ser regionalizada no âmbito das autonomias e a ser inserida numa secretaria regional foi, precisamente, a da Saúde…

Pode consultar o artigo aqui: https://funchalnoticias.net/2021/06/19/estepilha-autonomia-nao-autonoma-para-emitir-certificados-de-vacina/

Nele era abordado o absurdo de esse documento ainda não estar disponível para os utentes do Serviço Regional de Saúde da Madeira porque os dados dessa vacinação ainda não foram enviados para o Serviço Nacional de Saúde, embora o processo esteja em curso. E até estar concluído, os madeirenses estão, como dissemos, “encarcerados” na ilha…