Mostra do projecto “Passo a Passo” no átrio da autarquia de Câmara de Lobos

O átrio dos Paços do Concelho de Câmara de Lobos acolheu hoje a exposição retrospectiva do trabalho desenvolvido pelo Projecto Passo a Passo, com a presença da vice-presidente da autarquia, Sónia Pereira e da presidente do conselho directivo do Instituto de Segurança Social, Micaela Nunes.

Este Projecto Passo a Passo é da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, co-financiado pelo PRODERAM 2020. Visa apoiar crianças do 1º ciclo do ensino básico que apresentem dificuldades de aprendizagem, e presta apoio nas áreas da psicologia, terapia da fala e psicomotricidade.

 

A exposição, intitulada de “Caminhando Passo a Passo”, visa apresentar todo o percurso do Projecto, desde o seu início em 2019 até à presente data, toda a sua prática directa – através dos trabalhos realizados nas diferentes áreas de intervenção directa e indirecta, nomeadamente, Treino de competências parentais,

O Projecto Passo a Passo, pioneiro na Região, e com uma metodologia de intervenção de âmbito educacional e social, apresenta-se como uma mais-valia no paradigma da intervenção terapêutica em contexto municipal, disponibilizando um serviço sem custos e com uma dinâmica de descentralização dos serviços e de proximidade com a população, desenvolvido nas 5 freguesias do concelho.

Ao longo dos dois anos de Projecto, foram realizadas 71 solicitações de avaliação e/ou intervenção, sendo que neste momento beneficiam de intervenção directa 57 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, reza a informação municipal.

Segundo a vice-presidente Sónia Pereira, que detém o pelouro da Educação e Intervenção Social, este é um projecto para continuar: “ Esta exposição representa o culminar do trabalho desenvolvido pelo Passo a Passo, mas não o fim do Projecto. A educação tem sido um dos vectores estratégicos de desenvolvimento concelhio onde se inclui também a educação especial. Como tal, iremos continuar a apoiar com fundos municipais esta iniciativa, até abrirem candidaturas ao novo programa de apoio comunitário. Apesar de representar um esforço financeiro acrescido para a autarquia, o investimento na educação não é uma despesa, mas uma aposta no futuro do concelho”, afirmou.