Miguel Gouveia esteve com Marcelo Rebelo de Sousa para homenagear a diáspora

O edil funchalense Miguel Gouveia compareceu na tarde de hoje na Avenida do Mar, na cerimónia que contou com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para marcar o arranque das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorre este ano no Funchal. O primeiro momento do programa de comemorações foi a tradicional deposição de uma Coroa de Flores no Monumento ao Emigrante Madeirense.

À margem da cerimónia, Miguel Silva Gouveia relevou o papel dos emigrantes madeirenses: “(…) não podíamos ter começado de melhor maneira, cumprindo a nossa homenagem anual à diáspora madeirense espalhada pelo Mundo. A nossa comunidade emigrante é indissociável da identidade regional e onde estiver um madeirense, estará sempre o Funchal. Estas comemorações são, por isso, uma honra e uma alegria, um pouco por todo o globo”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal reforçou que “o Funchal estará à altura do significado histórico deste momento e da visibilidade nacional e internacional que estas comemorações assumem para a portugalidade”, recordando que a cidade tem em curso, neste momento, um outro projecto agregador no contexto nacional, envolvendo o arquipélago, a diáspora e as regiões ultraperiféricas europeias, neste caso a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O Programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é da responsabilidade da Presidência da República, e vai-se estender até ao 10 de Junho, sendo composto, a partir de amanhã, pelos seguintes eventos principais: Cerimónia Militar do Içar da Bandeira Nacional; Iniciativa das Forças Armadas; Recepção Comemorativa do Dia de Portugal; Cerimónia Militar; e Cerimónia Militar do Arriar da Bandeira Nacional.