Começaram os preparativos para o 10 de junho no Funchal

Fotos Rui Marote

As comemorações deste ano do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas terão lugar na Madeira.

Recorde-se que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a médica madeirense Carmo Caldeira para presidir à comissão organizadora das comemorações do 10 de Junho deste ano na Região, em homenagem aos profissionais de saúde.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, e os chefes da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, e da Casa Militar, o vice-almirante João de Sousa Pereira, são outros dos elementos da comissão organizadora.

Em 2020, devido à pandemia Covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou as comemorações do 10 de Junho que estavam previstas para a Madeira e a África do Sul e optou por assinalar a data com uma “cerimónia simbólica” em Lisboa.

Em 2016, as comemorações realizaram-se em Lisboa e Paris, em 2017 no Porto e no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Brasil, em 2018 foram entre Ponta Delgada, nos Açores, e a Costa Leste dos Estados Unidos da América, e em 2019 tiveram início em Portalegre e terminaram em Cabo Verde, na Praia e no Mindelo.

Este ano terão lugar exclusivamente na Madeira uma vez que a extensão à Bélgica foi cancelada.

Para que nada falhe nas questões protocolares, a 20 de maio último foi assinado no Palácio de São Lourenço o memorando de entendimento com a Presidência da República. O documento foi assinado pelo presidente da Câmara do Funchal, pela Secretária-geral da Presidência da República e por Jorge Carvalho, na presença de Maria do Camo Caldeira.

Para a montagem do palco na praça do Povo e da tribuna para o desfile militar na Praça da Autonomia, a CMF publicou um edital sobre o condicionamento de trânsito na baixa do Funchal.