Jaime Moniz promove visita virtual ao CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear

Realizou-se no passado dia 1 de junho, na Escola Secundária Jaime Moniz, uma visita virtual ao CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Esta visita, dirigida aos alunos do curso de ciências e tecnologias, contou com a participação do cientista português, Eng. José Carlos Silva, desse centro de investigação.

Fundado em 1954, o CERN é considerado o maior laboratório de Física de partículas do mundo, localiza-se em Meyrin, na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça. Neste centro de ciência, físicos e engenheiros trabalham conjuntamente usando o maior e mais complexo instrumento científico do mundo, constituído por um conjunto de aceleradores e detetores de partículas. Fazendo colidir feixes de partículas a uma velocidade muito próxima da velocidade da luz, procura-se explicar como é que as partículas interagem entre si e entender a estrutura fundamental do Universo.

Esta visita, fundamental para promover o interesse pela cultura científica e envolver os alunos nas questões de ciência e tecnologia atuais, foi organizada pelos professores José Manuel Henriques e Teresa Lopes, do grupo disciplinar de Física e Química.