Prossegue a vacinação dos motoristas dos transportes públicos

De acordo com o gabinete do secretário regional da Economia, este governante e o seu homólogo da Saúde, Pedro Ramos, acompanharam hoje o processo de vacinação dos motoristas dos transportes públicos colectivos de passageiros, a decorrer no centro de vacinação do Funchal, no Madeira Tecnopólo.

O Governo Regional da Madeira decidiu integrar nos grupos prioritários do Plano Regional de Vacinação da Covid-19,  os cerca 520 motoristas que operam no sector dos transportes públicos, priorizando, por idade e por aqueles com maior contacto com o público.

Os motoristas de todos operadores de transporte na Região (Horários do Funchal, SAM, Rodoeste, EACL e Moinho Rent-a-car) estão incluídos nesta fase de referenciação para a vacinação do plano regional por serem considerados “serviços críticos”.

Rui Barreto considera que decisão de priorizar este grupo “contribui para a segurança destes profissionais, bem como dos utentes dos transportes públicos”, complementado as medidas de segurança já definidas e implementadas, como é o caso da redução da lotação dos autocarros para 2/3, a obrigatoriedade do uso de máscara a bordo, a desinfeção diária dos autocarros, a disponibilização de álcool gel à entrada e na cabine do motorista e ainda separadores acrílicos que garantem maior protecção aos trabalhadores.

“É fundamental, atendendo à importância do sector e à necessidade de o preparar para uma crescente retoma de alguma normalidade”, salienta o governante, sublinhado que “no atual contexto económico a vacinação dos motoristas transmite uma imagem de confiança para os utentes da Região e para quem nos visita, sendo uma mais-valia nesta fase da retoma”.

Na ocasião, o responsável pela tutela da Economia enalteceu a “excelente organização e profissionalismo dos enfermeiros e assistentes”, considerando que têm sido “inexcedíveis” nesta fase da vacinação.