9600 cabazes já foram entregues a famílias funchalenses necessitadas

A iniciativa “Funchal, Cabaz Vital”, promovida pela CMF, assinala neste mês de Maio o seu primeiro ano de implementação. Esta medida, criada no sentido de apoiar, com a entrega de bens essenciais, as famílias residentes no concelho que, fruto das dificuldades geradas pela COVID-19, viram reduzidos os seus rendimentos mensais, já assegurou a entrega de 9600 cabazes às famílias funchalenses, num investimento municipal que ultrapassa os 172 mil euros até agora, representando mais de 100 toneladas de alimentos distribuídos, refere uma nota.

A Autarquia entrega, por mês um cabaz aos agregados familiares até 3 elementos e dois cabazes aos agregados familiares com mais de 3 elementos. O presidente Miguel Silva Gouveia sublinha que “neste primeiro ano de implementação, foram apoiados um total de 2646 agregados familiares do concelho, a grande maioria de forma recorrente, o que significou mais de 30 mil apoios individuais cumulativamente concedidos em 12 meses [cada cabaz concedido serviu, em média, 3,2 pessoas].”

“Estes são, portanto, números bastante representativos das dificuldades reais que as nossas famílias enfrentaram neste primeiro ano de crise socioeconómica. Desde a primeira hora, a missão da Câmara tem sido estar ao lado dos funchalenses, salvaguardando as suas condições de vida e honrando a matriz social que tem pautado até hoje a governação deste Executivo municipal, pelo que registo a resposta notável que este projecto tem dado, no sentido de auxiliar as necessidades básicas das nossas famílias”, garante.

A freguesia com mais agregados apoiados até agora no âmbito do “Funchal, Cabaz Vital” é Santo António, com 2979 cabazes distribuídos, seguindo-se São Martinho (2085), Santa Maria Maior (925), São Pedro (765), São Roque (758), Imaculado Coração de Maria (524), Monte (499), Santa Luzia (454), São Gonçalo (441) e Sé (170). As principais razões indicadas pelos beneficiários relativamente a perda de rendimento é a situação de desemprego (4233), seguida da situação de lay-off (2804) e outras (2563).

Os cabazes atribuídos pelo Município são gratuitos e fornecidos a pedido, através do e-mail cabaz@cm-funchal.pt ou do telefone 291 214 083, de 2.ª feira a sábado, entre as 9h e as 12h, sendo que, no acto do pedido, os beneficiários têm de indicar o motivo da perda de rendimento. A entrega é efectuada pelo Município, por ordem de chegada dos pedidos, no período compreendido entre as 12h e as 17h, sendo o transporte igualmente gratuito. Os cabazes são compostos por fruta e legumes da época, ervas aromáticas e ovos, essencialmente de produção regional.