Susana Prada vai a Santa Cruz para dar a conhecer um furo para captação de água

Susana Prada foi hoje ao concelho de Santa Cruz, para acompanhar as obras em curso com vista à execução de um furo para captação de água, e que vem substituir um outro que, devido à sobreexploração, viu a sua qualidade diminuída.

Na ocasião, a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais disse que este investimento por parte da empresa Águas e Resíduos da Madeira, tornou-se necessário para satisfazer o aumento crescente da procura de água essencialmente dos municípios do Funchal e Santa Cruz.

“O aumento da procura de água por parte dos municípios por via do aumento das perdas nas suas redes de distribuição em baixa, conjugado com a reduzida precipitação que se tem verificado nos últimos 7 anos, tem levado a uma sobreexploração dos furos de captação de água, principalmente os de Santa Cruz, levando a uma diminuição da qualidade da água para consumo” considerou a governante, referindo que esta situação levou à pesquisa de uma nova origem de água.

A dita intervenção, orçada nesta primeira fase em 400 mil euros, deverá ficar pronta dentro de três meses. Prevê-se que o furo possa produzir um caudal até 80 litros de água por segundo.