Câmara de Lobos reclama mais condições para as actividades marítimo-turísticas

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos recolocou a plataforma marítima de apoio às actividades marítimo-turísticas no cais de Câmara de Lobos, refere uma nota da autarquia. Desde 2015, a Câmara tem vindo a assegurar, através de recursos próprios, a operacionalidade do cais, investindo todos os anos na instalação desta plataforma de acesso.

Assim, pelo sétimo ano consecutivo a CMCL garante condições de atracagem no cais da localidade durante o período de Verão, através da instalação de um finger flutuante.

Segundo o vereador do Ambiente e Cultura, Leonel Silva, que acompanhou esta manhã os trabalhos de instalação da plataforma flutuante, “a orla costeira de Câmara de Lobos tem um rico património natural e é um sítio com elevado potencial turístico. Existem vários agentes marítimo-turísticos interessados em operar a partir do cais de Câmara de Lobos, pelo que torna-se premente melhorar as condições de operacionalidade do cais. Por outro lado, o cais tem um grande fluxo de acostagem de pequenas embarcações de pesca e de recreio. Nesta linha, a Câmara Municipal entende que as actuais estruturas de apoio à acostagem, embarque e desembarque, são manifestamente insuficientes e desajustadas face às necessidades reais daquela infraestrutura portuária.”

O autarca referiu ainda que a Câmara Municipal tem vindo reivindicar junto da APRAM mais investimento no cais de Câmara de Lobos e no fundeadouro da Baía.

“É urgente ampliar a área de acostagem de embarcações, através da instalação de mais passadiços, por forma a compatibilizar as operações portuárias das embarcações de pesca e das embarcações marítimo-turísticas. É necessário ordenar o fundeadouro e melhorar as estruturas de apoio à ancoragem das embarcações, criando corredores de circulação das embarcações para garantir a segurança de todos os operadores e disponibilizando aos operadores as arrecadações existentes. O investimento na operacionalidade do cais de Câmara de Lobos é uma mais-valia para o turismo da Madeira e é essencial para a dinamização da actividade económica do concelho, em especial da baixa da cidade.”

No total, informa a edilidade, existem cerca de 80 embarcações que fundeiam regularmente no varadouro de Câmara de Lobos e que utilizam o cais para embarque.

Para além destas embarcações, existem inúmeras outras de operadores marítimos-turísticos que já utilizam o cais para as suas actividades. O aumento do número de plataformas permitiria a operação a outras embarcações de maior envergadura, tais como catamarãs, que se encontram actualmente impedidas de parar no cais, devido à falta de condições de apoio.