Augusta Aguiar enfatizou papel da VI Semana Cultural de Ponta Delgada

A Semana Cultural da Ponta Delgada, um evento promovido pela da Casa do Povo e já na sua sexta edição, contou com a presença da governante com a pasta da Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, que a considerou “já uma tradição na freguesia”.

A Casa do Povo de Ponta Delgada, que comemora,  em 2021, trinta anos de existência, desenvolve várias actividades em prol da população local, refere uma nota.

Augusta Aguiar destacou que “num contexto de pandemia da COVID-19, o Governo Regional contou, uma vez mais, com as Casas do Povo como parceiras, num trabalho em rede, e na linha da frente do apoio à população, nomeadamente, através do Fundo de Apoio Regional a Organizações Locais (FAROL).

O FAROL, criado pelo Governo Regional em 2020, com uma verba global de 500 mil euros, teve como entidades promotoras, que operacionalizaram a sua atribuição, as Casas do Povo. No caso particular da Casa do Povo de Ponta Delgada, esta foi uma das entidades promotoras deste fundo de apoio à população cujos rendimentos foram afectados pela pandemia, para os concelhos do Porto Moniz e São Vicente”.

Este fundo foi renovado e terá continuidade em 2021, desta vez com uma duplicação da verba alocada, que passa a ser de 1 milhão de euros, destinado a apoiar a população mais vulnerável social e economicamente, através da distribuição de cabazes alimentares, refeições e material informático, informa um comunicado.

Em 2021, a Casa do Povo da Ponta Delgada será novamente entidade promotora do FAROL, e vai operacionalizar a atribuição destes apoios à população do concelho de São Vicente.

A Casa do Povo de Ponta Delgada promoveu também, recentemente, uma acção de formação intitulada – “Capacitação e sensibilização contra a COVID-19”, que abrangeu 60 formandos da freguesia, pelo que a secretária regional endereçou os parabéns aos formandos “pela conclusão da formação, ficando assim mais capacitados e informados acerca das medidas preventivas e boas práticas diárias a ter, com o objetivo de evitar a disseminação da doença na nossa Região”.

Após o temporal que assolou a costa norte da Madeira no dia de Natal de 2020, “a Casa do Povo da Ponta Delgada esteve desde a primeira hora no apoio à população, prestando acompanhamento às famílias cujas habitações foram total ou parcialmente destruídas, bem como na alimentação dos colaboradores e voluntários que estavam no terreno a proceder às limpezas”.