Estudantes de excelência da Jaime Moniz revelam que a paciência e o empenho conduzem ao mérito escolar

 

 

A Escola Secundária Jaime Moniz prestou hoje homenagem ao mérito dos alunos que se destacaram no ano letivo 2019-2020, numa cerimónia que contou com a presença do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia e dos representantes das empresas que patrocinam os prémios aos estudantes (Grupos Sousa, Santander e Leya).

Recorde-se que, o “Liceu” distingue publicamente os alunos que atingiram no seu percurso académico média igual ou superior a 18 valores, abrangendo assim 13 alunos do 10.º ano, 39 do 11.º ano e 39 do 12.º ano. Os alunos também distinguidos, Clara Vasconcelos e Martim Prada, leram testemunhos que resumem o segredo do mérito escolar, dando especial enfoque à paciência, empenho e à necessidade de saber correr riscos.

Conforme explicou a presidente do Conselho Executivo, as medidas sanitárias não permitiram juntar presencialmente os 91 alunos com o brilhante percurso académico, assim como não foi possível realizar a 13 de janeiro o “Dia da Escola”. No entanto, na cerimónia de hoje, estiveram presentes os três alunos de cada ano de escolaridade com média mais elevada, assim como os seus encarregados de educação.

Ana Isabel Freitas lembrou também que a entrega dos prémios não teria sido possível sem o contributo dos três grupos empresariais que, mesmo em tempos difíceis, continuam a colaborar com a  Escola. Por isso, os três estudantes com média mais alta no 12.º ano receberam um prémio pecuniário atribuído pelo Grupo Sousa, representado pelo comandante Pedro Frazão. Também os cinco alunos do 11 ano com classificações de mérito foram agraciados com prémio monetário atribuído pelo Grupo Santander. Por fim, os cinco alunos de 10.º ano que se destacaram receberam prémios do Grupo Leya, através de Pedro Barbosa.

O responsável com a tutela da Educação, Ciência e Tecnologia enalteceu o papel da escola como o espaço privilegiado para a definição do “compromisso com o futuro”. Apesar dos contextos difíceis ditados pela pandemia, Jorge Carvalho salientou o facto de a escola ter sabido manter o compromisso com as famílias, os alunos, dando o seu contributo para a formação. “Não foi um processo fácil. Agradecemos a todas as escolas e professor que responderam às necessidades em diferentes contextos. Não deixámos ninguém para trás, procurámos caminhar com todos para que todos pudessem chegar à meta. Também é verdade que todos chegam à meta mas há os que chegam ao fim, trabalhando um pouco mais e que hoje são valorizados por toda a comunidade escolar. A meritocracia deve ser um princípio da nossa organização social para que estes alunos sejam referência na escola e nos grupos de amigos”, sublinhou Jorge Carvalho.

 

A aluna Clara Vasconcelos sublinhou o papel da paciência e dos ensinamentos de Kant para a conquista do sucesso escolar.

A presidente do conselho executivo da ESJM congratulou-se com este dia “de homenagem a todos os que constituem a família Jaime Moniz, docentes, não docentes e alunos”. Ana Isabel Freitas aludiu às dificuldades conjunturais mas colocou sempre a tónica na superação das provações. “Num tempo dominado pela incerteza e pela imprevisibilidade, o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos não foi interrompido. Soubemos aproveitar o melhor das tecnologias digitais e criámos na nossa casa sala de aulas virtuais. Os projetos de vida dos nossos jovens não podiam ser interrompidos, nem o profissionalismo dos docentes o teria permitido”, enfatizou a presidente.

Martim Prada leu uma parábola para enaltecer a importância de zelar pelo diamante da educação.

 

Os patrocínios dos Grupos Empresariais, Sousa, Santander e Leya, são decisivos para a distinção dos alunos.

Citando Dalai Lama e Goleman, a presidente do Conselho Executivo deixou palavras encorajadoras aos estudantes e famílias: “A vossa geração tem a obrigação de reconfigurar o mundo com entusiasmo, alegria e disposição otimista. Mesmo que pareça não haver esperança agora, nunca desistam”.