Escola Jaime Moniz organiza segunda edição do MadeiraMUN (Parlamento dos Jovens)

Fotos DR.

Decorreu, esta sexta-feira, dia 14 de maio, na Sala do Plenário da Assembleia Legislativa Regional, a segunda edição do MadeiraMUN. Esta iniciativa, organizada pelo programa Parlamento dos Jovens da Escola Secundária Jaime Moniz, teve como tema “A Exploração do Trabalho Infantil”.

O MUN, do Inglês Model United Nations, é um debate que simula os debates das Nações Unidas, assumindo os alunos o  papel de delegados de diferentes países.

O debate, que contou com a presença de vinte e quatro jovens provenientes de várias escolas da região, decorreu num ambiente salutar, tranquilo e de respeito pelas diferentes opiniões, tendo os alunos revelado um excelente espírito crítico, bem como uma elevada consciência social, ao exprimir os seus pontos de vista, as suas reflexões e as suas propostas relativamente ao tema em discussão.

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Prada, e da Presidente da Escola Secundária Jaime Moniz,  Ana Isabel Freitas, em representação do organismo responsável pela organização do evento. Ambos realçaram a importância deste tipo de iniciativa para os jovens da nossa região. Encerrou a sessão o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, que salientou que eventos deste género são uma mais-valia para o desenvolvimento do espírito crítico, bem como da capacidade de argumentação de quem neles participa.

Todos os alunos participantes revelaram um espírito alegre, dinâmico e motivado, bem como uma profunda preocupação com o futuro individual e coletivo. Na edição deste ano, e tendo em conta as respetivas intervenções e a qualidade da argumentação, foi eleito como melhor delegado o aluno Hugo Oliveira, da Escola Secundária Francisco Franco, representante do Bangladesh. Foram, ainda, atribuídas menções honrosas a três outros delegados, nomeadamente Sofia Mendonça e Matile Araújo, ambas alunas da Escola Secundária Jaime Moniz; e  Beatriz Vieira, da Escola Secundária Francisco Franco.

Este ano, a organização decidiu criar um prémio cujo objetivo é valorizar a consciência social que os delegados participantes revelam relativamente ao tema tratado. O Prémio de Consciência Social Bernardo Flôr Rodrigues, assim denominado em homenagem ao jovem responsável pela criação do MadeiraMUN, foi atribuído à delegada das Honduras, Diana Pereira, aluna da Escola Secundária Francisco Franco.