Nova unidade de gelo do Caniçal concluída ainda este mês

A obra de construção da nova unidade externa de gelo da lota do Caniçal deverá ficar concluída até ao final do mês, refere uma nota da Secretaria Regional do Mar e Pescas. O investimento superior a um milhão de euros é o segundo maior no sector das pescas, depois da nova lota do Funchal (5,5 milhões de euros), realizado nos últimos anos.

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, visitou esta sexta-feira as obras e da informação que recolheu aponta para a conclusão da unidade externa de gelo muito antes da data prevista no caderno de encargos, salienta-se.

A decisão política de avançar com uma nova unidade de produção de gelo para abastecer as embarcações de pesca, teve por fundamento os constrangimentos cíclicos e a escassez de gelo, em especial no período alto da safra do atum, produzido nas infraestruturas do Caniçal.

A opção por uma unidade externa baseou-se no facto de que a remodelação do fabrico de gelo interno (dentro das actuais infraestruturas), obrigaria a uma paragem do seu fornecimento, o que agravaria o problema, tendo a Secretaria Regional de Mar e Pescas optado por uma estrutura externa que servisse todos os propósitos, ou seja, capaz de fornecer gelo à lota, às embarcações e aos compradores de pescado.

O projecto de “Remodelação da lota do Caniçal – fase I” enquadra-se no n.º 1 do artigo 43º do Regulamento (EU) nº 508/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de maio de 2014, relativo ao Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e na regulamentação regional respectiva, ao regime e apoio aos Investimentos em portos de pesca locais de desembarque, com comparticipação comunitária de 75% do custo total elegível.

A capacidade de produção é de 20 toneladas de gelo/dia e 60 toneladas de armazenagem.