CDS questiona CMF sobre execução do Fundo de Investimento Social

Durante o período antes da ordem do dia da reunião de executivo da Câmara Municipal do Funchal, que decorreu na manhã de hoje por videoconferência, a vereadora do CDS-PP, Ana Cristina Monteiro, questionou o presidente da autarquia, Miguel Gouveia, sobre a execução do Fundo de Investimento Social.

O Orçamento municipal, discutido no final do ano passado, alocou 14 milhões de euros para serem aplicados em políticas de profunda relevância municipal, onde se inclui o Fundo de Investimento Social. Já este ano, aquando da aprovação do financiamento de 5 milhões de euros, 1,8 milhões de euros foram destinados para apoios sociais e há poucas semanas o executivo aprovou um novo reforço de 1,7 milhões de euros para os diversos programas deste fundo, refere o CDS.

“Este fundo é uma verba destinada aos apoios sociais, na aquisição de medicamentos para os mais seniores, de incentivo ao emprego, o apoio à natalidade, à educação, nomeadamente na ajuda nos manuais escolares, bolsas de estudo e aquisição de computador e ainda apoios para o sector da cultura”, refere o partido.

A vereadora centrista quis saber quanto desse fundo já foi investido, pois, segundo a informação que tem vindo a público por parte da autarquia, o município utilizou pouco mais de 30% dessa verba o que, no entender de Ana Cristina Monteiro, é um valor muito baixo tendo em conta a actual conjuntura socioeconómica.

“Lamentavelmente, o Presidente da Câmara não respondeu à questão levantada pela vereadora do CDS”, dizem os centristas.