Susana Prada com Pedro Coelho para inaugurar “ilha ecológica”

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, esteve hoje no município de Câmara de Lobos, para a inauguração da quarta ilha ecológica do concelho.

Junto do presidente da edilidade, Pedro Coelho, a governante fez saber que o Governo Regional tem uma estratégia clara para os resíduos da Região, em conformidade com o estipulado pelas políticas europeias.

“A gestão de resíduos assume um novo paradigma pois são vistos como um recurso, com capacidade para produzir novos materiais, sem extração de matérias-primas primárias”, sublinhou Susana Prada, adiantando que só com a separação correcta do lixo é que será possível valorizá-lo e aumentar a sua reintrodução nos processos produtivos.

Em 2013 o Governo Regional, através da empresa Águas e Resíduos da Madeira – ARM, foi pioneiro na instalação de ilhas ecológicas na Região. Desde então já investiu cerca de 600 mil euros (co-financiados pelo POSEUR) em 13 ilhas ecológicas nos municípios aderentes (4 em Câmara de Lobos, 3 no Porto Santo, 2 em Machico, 2 na Ribeira Brava e 2 em Santana).

As ilhas ecológicas são contentores subterrâneos de grande capacidade e destinam-se à recolha selectiva dos resíduos.

As ilhas ecológicas são compostas por contentores subterrâneos que se destinam à deposição e recolha de resíduos recicláveis (embalagens de plástico e metal, papel/cartão, vidro) e indiferenciados, em centros urbanos.

A implementação desta infraestrutura decorreu no âmbito da intervenção de requalificação do centro da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, da responsabilidade do respectivo Município.