Albuquerque enfatiza potencialidades da telemedicina

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje no Hospital Dr. Nélio Mendonça, para a apresentação do projecto ICU4COVID. Conforme o FN já oportunamente anunciou, conforme foi apresentado pelo GR, este projecto assume-se como “uma solução inovadora no âmbito do Horizonte 2020, que emergiu do contexto da actual pandemia, e que tem como objectivo a criação de diversos Hubs de Telemedicina aplicada aos cuidados intensivos, espalhados pelo mundo”. Envolve mais de 20 hospitais espalhados pela Europa e um financiamento global de 10,4M€. Iniciou-se em Janeiro de 2021 e decorrerá até final de 2022, por fases.

Na oportunidade, o chefe do Governo madeirense salientou que “a ideia é a Região acompanhar, e sobretudo liderar, projectos de transição de gestão. (…) vivemos num mundo digitalmente conectado, onde as barreiras físicas já não são tão acentuadas nem colocam já grandes dificuldades a regiões como a nossa”. Numa alocução na qual salientou a cooperação ao nível europeu, Miguel Albuquerque enfatizou que a mesma é “enriquecedora e importante”.

Segundo enfatizou o orador, o director clínico do Hospital, Dr. Júlio Nóbrega, declarou que a telemedicina tem outras possibilidades a explorar, como a hospitalização domiciliária, algo mais confortável para os utentes, e que pode ser utilizada num conjunto alargado de patologias. Para Albuquerque, tais práticas tornar-se-ão cada vez mais vulgares no futuro, também com recurso “a inteligência artificial”.