JP-Madeira defende mais produção familiar de energias renováveis

A JP – Juventude Popular da Madeira, estrutura autónoma de juventude do CDS-PP Madeira, reuniu com a ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal, que coordena regionalmente o projecto SMILE. O objectivo foi o de conhecer melhor a realidade e execução do projecto e algumas ideias prévias sobre as conclusões do mesmo. O projecto SMILE pretende encontrar novas e eficazes soluções para a produção de energia solar em diferentes segmentos.

A JP Madeira acredita que a produção familiar de energia renovável será crucial para reduzir a percentagem de energia produzida através de combustíveis fosseis na Madeira e para atingir as marcas mais próximas dos 100% de produção de energia renovável na Madeira no longo prazo.

Marco António Teles, porta-voz desta estrutura de juventude nesta iniciativa, afirmou que “os grandes projectos de energias renováveis serão importantes para este primeiro impulso de transformação para as energias limpas, mas para chegarmos a quotas mais altas de energia limpa no total da energia consumida será crucial a produção familiar e particular.”

O mesmo reforça esta ideia devido ao facto de que “até por uma questão de planeamento urbanístico e gestão de território, a produção familiar e particular permite reduzir drasticamente a pressão sobre a área a utilizar para a produção de energia, pois permite aproveitar áreas que já estão construídas e que não têm aproveitamento directo como os telhados.”

Nesse sentido, a JP Madeira saúda a recente alteração legislativa que já permite a venda do excedente de produção de determinada família à rede. “Durante vários anos a Madeira foi a única região do país onde isso não era possível. Agora já são conhecidas as condições que as famílias ou particulares têm de assegurar para que possam vender esse excedente e esse facto é de extrema importância para tornar os investimentos na aquisição de painéis fotovoltaicos (…)”, disse.