SESARAM implementa sistema de telemedicina para os cuidados intensivos

Segundo uma informação governamental, no âmbito de um projecto do Horizonte 2020, designado ICU4COVID, que emergiu do contexto da actual pandemia,o serviço regional de saúde da Madeira foi seleccionado para ser o “Hub” piloto para a implementação de um sistema de telemedicina para os cuidados intensivos, “potenciando a melhoria na prestação de cuidados aos doentes e reduzindo o risco para os profissionais de saúde”, refere uma nota à comunicação social.
De acordo com o SESARMA teve início hoje o processo de instalação da tecnologia que ficará concluída até ao dia 28 de Abril. Espera-se que este “Hub” da Madeira esteja já operacional a partir do início da próxima semana, permitindo nesta primeira fase, a ligação de 9 camas (localizadas no Hospital Nélio Mendonça e Centro de Saúde do Porto Santo Dr. Francisco Rodrigues Jardim) a um “cockpit” de monitorização central.
Este, refere o SESARAM, é um projecto pioneiro que envolve mais de 20 hospitais espalhados pela Europa e que decorrerá até final de 2022. É considerado como um passo importante e pioneiro na inovação da prestação dos cuidados de saúde, não só na RAM como em toda a Europa, afiança-se.
O secretário regional da Saúde e da Protecção Civil, Pedro Ramos, recebeu a equipa técnica no início dos trabalhos no Hospital Nélio Mendonça.​