Lobo marinho morreu de causas naturais, diz a SRAAC

foto arquivo

De acordo com uma comunicação da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o lobo marinho que foi encontrado morto nas Desertas no fim da passada semana foi já necropsiado. Embora a causa da morte não seja ainda conhecida, ficou concluído que esta ficou a se dever a factores de ordem natural, estando completamente posta de parte qualquer questão que derive de uma interacção com humanos.

Passada esta primeira fase, será analisada, do ponto de vista da histopatologia e toxicologia, toda a informação e material recolhido. Tendo em conta esta ser uma área da veterinária muito específica, estão envolvidos neste análise especialistas externos à região, nomeadamente espanhóis, refere a SRAAC.

A necropsia foi realizada nas instalações do Museu da Baleia, por uma equipa multidisciplinar que incluiu elementos dessa entidade da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Direcção Regional de Pescas e do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN)

O animal foi transportado para o Funchal no passado sábado numa operação conjunta envolvendo o Museu da Baleia, os Bombeiros Sapadores do Funchal e o IFCN.

Esta é uma grande perda para a colónia das Ilhas Desertas, na medida que se tratava de uma fêmea adulta, relativamente nova e ainda com muitos anos férteis pela frente, diz a SRAAC.