Albuquerque diz querer acelerar testes a quem quer visitar familiares nos lares

O líder do Governo da Madeira referiu hoje que as medidas restritivas contra a pandemia de Covid-19 só poderão eventualmente ser aligeiradas passadas duas semanas sobre a reabertura das aulas. Porém, adiantou que amanhã serão tomadas medidas para facilitar a vida a quem tem os seus familiares nos lares. “A testagem será facilitada, os procedimentos serão acelerados, sendo efectuados, numa primeira fase, nos centros de saúde da respectiva área de residência, e posteriormente nas farmácias, que irão disponibilizar testes rápidos gratuitos.

D0s 32 lares existentes na Madeira, só 9 tinham capacidade logística e de recursos humanos para fazer a testagem, disse. Amanhã será, pois, anunciado um conjunto de procedimentos, procurando aumentar a rapidez para quem quer visitar os familiares nos lares, sublinhou. O secretário regional com a tutela da Saúde, Pedro Ramos, deverá abordar amanhã o assunto.

Em breve deverá ser anunciado quando é que os profissionais do Turismo serão vacinados, acrescentou.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, falava aquando de uma visita às obras de requalificação da igreja matriz de São Jorge, em Santana, e de construção do Museu do Barroco, e considerou a dita requalificação “um passo gigantesco na requalificação de um património único e singular (…) É um dos retábulos mais importantes do barroco (…) e o tesouro da igreja é magnífico”. Será exposto, adiantou, num espaço “muito bem concebido e desenhado”, que deverá estar aberto já em Setembro.

Albuquerque adiantou ainda que será celebrado um contrato-programa entre o Governo Regional e a igreja, para se concretizar o isolamento dos tectos e de algumas áreas onde existem infiltrações. Posteriormente, serão celebrados contratos para a recuperação do retábulo, e do restante espólio da igreja, do órgão, dos quadros e das imagens.