Alunos do Conservatório destacam-se em concurso internacional

Dois alunos de acordeão do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira continuam a destacar-se em concursos internacionais. Maria Inês Ornelas e Lucas Ismael Faria obtiveram, desta feita, o primeiro lugar no ‘Festival Internacional / Concurso de Acordeão e Ensembles de Acordeões – Ritmos Modernos’, promovido na cidade ucraniana Krivyi Rih.

Pelo segundo ano consecutivo, estes dois alunos de acordeão são premiados em três concursos internacionais: em 2020, obtiveram medalhas de bronze no ‘Australian Accordion Teachers Championships and International Festival’, organizado pela Associação de Professores de Acordeão da Austrália – AATA; este ano, em Março, foram medalhados com prata no ‘BCA International and National Graded Anniversary Festival 2021’, organizado pela Escola Britânica de Acordeonistas – BCA; e este mês, nos passados dias 2 e 3 de Abril, Lucas Ismael e Maria Inês alcançaram o mais alto lugar do pódio no ‘Festival Internacional / Concurso de Acordeão e Ensembles de Acordeões – Ritmos Modernos’, obtendo o primeiro prémio com a pontuação de 23.1 e 23 pontos, respectivamente.

Nesta edição do concurso ucraniano de acordeão concorreram 343 candidatos, 269 como solistas e 74 em ensembles. Estes talentosos acordeonistas, oriundos de todas as 24 regiões da Ucrânia, bem como da Bielorrússia, Polónia, Moldávia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Portugal e Suécia, foram divididos em 10 categorias, 6 pertencentes às apresentações a solo e 4 para os ensembles. Os acordeonistas da Madeira participaram na categoria III – para idades compreendidas entre os 13 e 15 anos –, sendo essa a categoria que apresentou a concurso o maior número de participantes – 103, no total.

Maria Inês Ornelas e Lucas Ismael Faria frequentam, atualmente, o 2º ano do Ensino Artístico Especializado do Conservatório. Iniciaram o seu percurso artístico nos Cursos Livres em Artes desta instituição, há 6 anos. A direcção pedagógica e artística destas participações foi da responsabilidade do professor Slobodan Sarcevic.

O ‘Festival Internacional / Concurso de Acordeão e Ensembles de Acordeões – Ritmos Modernos’, foi organizado em formato on-line, durante os dias 2 e 3 de Abril, e as performances dos participantes partilhadas no mural do Youtube da organização (https://www.youtube.com/channel/UCKuHh_hcw9c22EYq_njq4qw/videos).