Confira aqui as cerimónias da Semana Santa nas principais igrejas da Madeira

Sílvio Mendes

Com o Domingo de Ramos, a Igreja Católica dá início à Semana Santa em que se destaca o Tríduo Pascal composto pelas cerimónias na Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo, concluindo com a grande festa da Páscoa no Domingo da Ressurreição, neste ano no dia 4 de abril.

Apresentamos os horários das cerimónias nalgumas igrejas paroquiais da Madeira:

Sagrado Coração de Jesus (Boa Nova)

Quinta-feira Santa: Missada Ceia do Senhor às 15h30

Sexta- feira Santa: Celebração da Paixão de Cristo às 15 horas

Sábado Santo: Vigília Pascal com início às 15 h3o e às 22 horas, sendo presidida pelo Bispo do Funchal e transmitida pela RTP-Madeira

Domingo de Páscoa:

Missas da Ressurreição as 8 horas e às 10h30.

Paróquia de Fátima

Na igreja de Fátima, Funchal, no Domingo de Ramos a bênção dos ramos será às 16h30, seguindo-se a Eucaristia.

Na Quinta-feira Santa, a missa da Ceia do Senhor começará às 18 horas.

As cerimónias de Sexta- feira Santa, de Sábado de Aleluia, bem como a missa de Domingo de Páscoa serão realizadas a partir das 16h30.

Caniço e Eiras

Quinta-feira Santa: Caniço: 16h15

Eiras: 15 horas

Sexta- feira Santa: Caniço: 14h30

Eiras: 16 horas

Sábado Santo: Caniço: 16 horas

Eiras: 14h30

Domingo de Páscoa: Caniço: Missas às 7h30, 10 h e 11h30 com procissão até ao adro

Eiras: 8h45 com procissão até ao adro.

Camacha

Tríduo Pascal às 16 horas.

Domingo de Ramos e Páscoa: missas às 7h30 e 11 horas.

Rochão

Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo às 14 horas.

Domingo de Ramos e Páscoa: missa às 9h30.

Ribeira Brava

Na igreja da Ribeira Brava no Domingo de Ramos, dia 28 de março, haverá a bênção dos Ramos nas Missas celebradas às 7h30, 10 h e 12 horas.

A missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa, principiará às 16h30, sendo seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

 Na Sexta-feira Santa será rezado o Ofício Leitura e Laudes pelas 9 horas. As cerimónias da Paixão do Senhor, começarão às 16h30.

No  Sábado Santo às 9 horas rezado o Ofício Leitura e Laudes e a Vigília Pascal principiará às 16h30.

Serão celebradas Eucaristias no Domingo de Páscoa às  7h30, 10 h (missa solene)e 12 horas.

Caniçal

No domingo, 28 de março, na igreja do Caniçal nas missas que se iniciarão às 8 h e às 10h haverá a bênção dos ramos.

A missa que assinala Última Ceia, na Quinta-feira Santa começará pelas 17h30.

Na Sexta-feira Santa haverá Via-Sacra às 10h30 na igreja antiga do Caniçal. Depois às 15 horas principiará a celebração da Paixão do Senhor na igreja nova.

No Sábado Santo às 16 horas terá início a celebração da Vigília Pascal com a bênção do lume novo, liturgia da Palavra, bênção da água e liturgia eucarística.

Às 10 horas do Domingo de Páscoa iniciar-se-á a Missa festiva da Ressurreição com bênção do Santíssimo Sacramento.

Ponta do Pargo, Amparo e Fajã da Ovelha

Nas paróquias da Ponta do Pargo, Amparo e Fajã da Ovelha a Semana Santa terá os seguintes horários:

Quinta-feira Santa: missa da Ceia do Senhor às 15 horas na igreja da Fajã da Ovelha;  16 horas no Amparo e 17 horas na Ponta do Pargo.

Sexta-feira Santa: Celebração da Paixão do Senhor às 13 horas na Fajã da Ovelha;  14h30 no Amparo e 16 horas na Ponta do Pargo.

Sábado Santo: Vigília Pascal às 13 horas na Fajã da Ovelha, 14h30 no Amparo e 16 horas na Ponta do Pargo.

No Domingo de Páscoa haverá adoração ao Santíssimo Sacramento às 7h30 na igreja da Ponta do Pargo; às 9 horas no Amparo e às 10h30 na Fajã da Ovelha. As missas da Ressurreição serão celebradas às 8 h, 9h30 e 11 horas na Ponta do Pargo, Amparo e Fajã da Ovelha.

Curral das Freiras

O início da Semana Santa será assinalado no Curral das Freiras no Domingo de Ramos, dia 28 de março, com a celebração da Eucaristia às 8h30 seguindo-se a Procissão dos Passos em viatura percorrendo toda a paróquia. À chegada à igreja haverá a «missa do dia».

Na Quinta-feira Santa às 16h30 principiará a missa da Ceia do Senhor.

A celebração da Paixão do Senhor terá início às 15 horas de Sexta-feira Santa.

No Sábado Santo a Vigília Pascal será às 15 horas.

A Eucaristia do Domingo de Páscoa começará às 8h30 e no final realizar-se-á  a Procissão do Santíssimo Sacramento percorrendo toda a paróquia. À chegada à igreja será celebrada a missa.

Na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira na igreja do Curral das Freiras às 9h15 serão celebradas Eucaristias.

Porto Moniz, Santa e Achadas da Cruz 

Nas paróquias do Porto Moniz, Santa e Achadas da Cruz vai realizar-se uma procissão em automóvel no Domingo de Páscoa com início às 14 horas.

Naquelas comunidades as cerimónias da Semana Santa têm os seguintes horários: Quinta-feira Santa: Missa da Ceia da Senhor às 14 horas nas Achadas da Cruz, às 15 h30 na igreja da Santa e às 17 horas no Porto Moniz.

Na Sexta-feira Santa e no Sábado Santo as cerimónias começarão às 12 horas na igreja das Achadas da Cruz, às 14 horas na igreja da Santa e às e às 16 horas no Porto Moniz.

A bênção dos ramos e a Eucaristia no domingo 28 de março e as Eucaristia da Ressurreição no Domingo de Páscoa serão às 8 horas (Achadas da Cruz), 9h30 (Santa) e 11 horas (Porto Moniz).

Rosário, Lameiros e Feiteiras

No Domingo de Páscoa, o Pe. Luís Miguel, pároco do Rosário, Lameiros e Feiteiras vai abençoar a freguesia de São Vicente com o  Santíssimo Sacramento. A bênção será dada às 15 horas no Pico da Cova próximo da capela de Nossa Senhora de Fátima.

Na Quinta – feira Santa a missa vespertina da Ceia do Senhor será celebrada às 15 horas nas Feiteiras, 16 horas nos Lameiros e 17 horas no Rosário.

A Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa principiará pelas 13h30 na igreja das Feiteiras, às 15 horas nos Lameiros e às 16h30 no Rosário.

A vigília pascal no Sábado Santo será à porta fechada principiando às 21 horas, apenas na paróquia do Rosário com transmissão pelo facebook daquela paróquia.

O Domingo de Páscoa será assinalado com Eucaristias às 9 horas na igreja das Feiteiras, 1oh30 na igreja dos Lameiro e 12 horas no Rosário. Antes das celebrações estará exposto o Santíssimo Sacramento para adoração e bênção.