PS-Funchal acha que pastoreio na RAM tem sido vítima de “ideias erradas”

A concelhia do Funchal do PS defendeu ontem a “criação de uma estratégia responsável e concertada com as várias forças vivas da sociedade sobre o pastoreio que vise potenciar este sector, bem como integrar esta prática em modelos sustentáveis de gestão do território”.

A opinião foi expressa por Gonçalo Jardim, presidente da estrutura local do PS-Funchal, após uma reunião com alguns pastores das serras de Santo António, no Funchal, que contou também com a presença da deputada à Assembleia Legislativa da Madeira, Sílvia Silva.

Gonçalo Jardim apontou que “através do testemunho dos pastores poderemos, com a ajuda da deputada Sílvia Silva apresentar, na Assembleia Regional, projectos que visem potenciar este sector, pouco valorizado, mas com tanto potencial, ao mesmo tempo que se integra numa estratégia sustentável de gestão da floresta exótica, de aproveitamento de terrenos de fraca aptidão para a agricultura, de limpeza das faixas corta-fogo e de promoção das atividades e pequenas indústrias tradicionais”.

“Há que combater as ideias erradas que se formaram ao longo dos últimos anos sobre o pastoreio, pois esta prática pode ser uma mais-valia ao nível económico e ambiental. Para tal, é necessário adoptar uma estratégia correcta, o PS Madeira assume assim o objectivo de apresentar uma estratégia que vise um modelo responsável e sustentável”, concluiu.