Idalina Perestrelo defendeu importância dos espaços florestais

A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Idalina Perestrelo, defendeu a importância dos espaços florestais para o desenvolvimento sustentável das gerações actuais e futuras, no dia em que se assinalou o encerramento da Semana da Árvore e da Floresta 2021, organizada pelo Parque Ecológico do Funchal.

A autarca, com o pelouro do Ambiente, sublinhou o papel fulcral que as árvores e florestas “desempenham ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico” bem como a “influência que têm na qualidade de vida da população”.

“As florestas são fundamentais no combate às alterações climáticas e contribuem para a prosperidade e bem-estar de todos nós e, nesse sentido, somos todos responsáveis por preservar os espaços florestais”, realçou.

“No Funchal estamos muito cientes da importância deste assunto. Temos em curso o projeto de reflorestação aqui no Parque Ecológico que tem como meta a plantação de 288 mil árvores ainda na primeira metade deste ano”, explicou Idalina Perestrelo, lembrando que, até ao momento, esta iniciativa já conseguiu plantar cerca de 200 mil árvores, ao longo de 200 hectares.

A Sustentabilidade Ambiental, diz a CMF, é um dos objetivos verdadeiramente estruturais para o Município na próxima década.

Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, enalteceu o trabalho que foi levado a cabo pelo Parque Ecológico durante a Semana da Árvore e da Florestas, sendo que este ano as comemorações tiveram que ser adaptadas ao contexto de crise pandémica que atravessamos, sem, ainda assim, descurar o intuito principal desta iniciativa.

Nesse sentido, foram levadas a cabo acções de sensibilização ambiental, sobretudo em escolas, com o objetivo de alertar para a importância dos ecossistemas e dos serviços associados, as ameaças que as espécies enfrentam e a importância da água como elemento essencial à vida. Além desta parte mais teórica, a comunidade escolar participou na plantação de uma árvore indígena nos jardins das instituições de ensino.

O Parque Ecológico continua ainda com actividades de reflorestação no terreno, dirigidas a pequenos grupos, para a plantação de árvores e arbustos indígenas nas áreas onde anteriormente ocorreu o controlo de espécies exóticas invasoras. Até ao momento, já participaram 450 alunos de seis instituições, refere a Câmara-

O Dia da Árvore e da Floresta comemorou-se em Portugal no passado dia 21 de Março.