A importância da leitura dos rótulos – as gorduras

Ler com atenção e saber descodificar os rótulos é muito importante para fazer as melhores escolhas alimentares.

O rótulo é o “bilhete de identidade” do alimento embalado, fornece-nos os ingredientes e outras informações nutricionalmente importantes. O que compõe um alimento está descrito nos ingredientes por ordem decrescente da sua quantidade, assim, se o primeiro ingrediente da lista for sal, por exemplo,  significa que é o ingrediente mais em maior quantidade nesse alimento.

Neste artigo falarei acerca do teor em gorduras e dos parâmetros a ter em consideração. Para comparar produtos, deve-se avaliar a informação nutricional para uma mesma quantidade de cada produto.

É importante que se preste atenção à quantidade de gorduras, e também se são gorduras trans ou  saturadas bem como a quantidade  de colesterol, sendo importante limitar o consumo destes, já que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças crónico-degenerativas.

Um produto tem baixa quantidade de gordura quando tem menos de 3 g por cada 100 g (no caso de produtos sólidos) e 1,5 g por cada 100 ml (nos líquidos), e tem pouco colesterol se contém 0,02g por 100 g (nos sólidos) ou 0,01 por 100 ml (nos líquidos).

Mesmo que na embalagem contenha alegações nutricionais, referindo ser pouco calórico, rico ou pobre num determinado nutriente, deve-se sempre analisar os rótulos de modo a realizar uma escolha informada e consciente.

Faça as melhores escolhas!

 

*Nutricionista