Prédios degradados à mercê de toxicodependentes no centro do Funchal

Já não é a primeira vez que o Funchal Notícias alerta para a situação dos prédios devolutos na Rua Serpa Pinto, no coração da cidade do Funchal. O quarteirão é antigo e altamente susceptível ao risco de incêndio. Ora, nesta artéria desde há longo tempo que se mantêm prédios devolutos que, ainda por cima, têm as portas arrombadas, e por isso servem de refúgio a sem-abrigo, mas também a toxicodependentes, o que certamente não contribui nem para a segurança dos cidadãos que ali passam, nem dos prédios circundantes.

Sabendo-se que muitas destas pessoas que fazem da rua a sua casa sofrem de inúmeros vícios, entre os quais a droga e o alcoolismo, é bastante real o risco de, mais dia menos dia, causarem, como já antes o fizeram, incêndios devastadores. Basta lembrarmo-nos do caso da Insular de Moinhos.

O que espanta é que esta situação se perpetue, perante a aparência indiferença e/ou descuido das entidades competentes. O FN pôs-se em campo e foi ver com que se parece este lugar de noite. Pois bem, parece-se com isto. Por acaso estava desocupado no momento. Mas outras vezes, asseguram-nos, não o está. Fica de novo o nosso alerta.