Continua a “guerra” entre os números regionais da Covid-19 e os da DGS

O Governo Regional volta hoje a contestar os números atribuídos à Madeira no âmbito da pandemia da Covid-19, pela Direcção Geral de Saúde. “Na sequência da informação divulgada, hoje, pela Direcção Geral de Saúde, reforçamos que os números apresentados no boletim nacional reportam-se a casos já notificados pela Direcção Regional de Saúde, e não às últimas 24 horas”, refere a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.

“A situação é explicada por um processamento retrospectivo de casos que decorreu de problemas de compatibilidade da plataforma nacional SINAVE, na qual são notificados os casos e os resultados laboratoriais de testes de COVID-19”, insiste o GR.

“A discrepância dos números divulgados pela DGS, com um grande diferencial temporal, é geradora de desinformação junto da população e é prejudicial para a gestão de toda esta situação pandémica na Região Autónoma da Madeira”, repete a Secretaria com a tutela da saúde.

Os números reais das últimas 24 horas são os divulgados, diariamente, pela Direcção Regional da Saúde, no Relatório de Situação regional, afirma-se.