IASAÚDE esclarece sistema de reembolsos

Relativamente à informação veiculada hoje, pelo “Nós, Cidadãos”, o IASAÚDE esclarece que o pedido de reembolsos de despesas de saúde dos utentes deve ser feito, preferencialmente, online, através das plataformas já conhecidas pela população. Existe também a possibilidade dos cidadãos recorrerem ao atendimento presencial, mediante marcação prévia.

Todas estas soluções cumprem com as normas de segurança, em vigor e asseguram uma resposta célere e eficaz aos utentes, refere esta entidade.

O IASAÚDE disponibiliza dois mecanismos ao dispor de todos os utentes que permitem a entrega imediata dos seus pedido de reembolso das despesas de saúde.

São eles:

1. O REGISTO PRÉVIO, efetuado on line, onde o utente pode proceder ao envio das suas despesas de saúde através do registo prévio, acedendo a partir da sua casa e em qualquer hora do dia, ao portal “Despesas de saúde RAM”, devendo selecionar a opção “pré registo”, preencher e submeter o formulário. De seguida, poderá remeter os originais da despesa por correio ou entregá-los em envelope fechado no IASAUDE sem necessidade de agendamento. A data que é contabilizada é a que fez o registo, sendo certo que o IASAUDE apenas poderá conferir a despesa e proceder ao respectivo reembolso quando estiver na posse dos originais.

  1. BALCÃO DIGITAL– O utente pode entregar os seus documentos de despesa num balcão digital localizado na Loja do Cidadão, que consiste na digitalização dos seus documentos de despesa de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Este serviço está disponível dentro do horário de atendimento da Loja do Cidadão.O IASAÚDE assegura o atendimento presencial entre 150 a 200 utentes por dia, no edifício principal.

“A nossa estratégia passa pela descentralização dos balcões de atendimento, pelo que neste momento é possível pedir reembolsos nos concelho de Machico e da Ribeira Brava, com elevada procura por parte da população”, refere-se.

“Face à boa aceitação deste novo serviço por parte da população, o IASAÚDE prevê abrir, ainda este mês, mais 2 balcões para entrega de despesas de saúde, no dia 18 de Março na Calheta e no dia 23 de Março em Santana”, acrescenta-se.

“O IASAUDE reforça que os prazos de entrega das despesas de saúde que caducavam no período após 12 de Janeiro, estão suspensos, enquanto a situação de confinamento actual se mantenha. Após o términus do período de confinamento, será concedido um período adicional de 60 dias para entrega das respectivas despesas”, conclui a nota divulgada às Redacções.