Está decidido! Ireneu Barreto não será o próximo Representante da República

Ainda não é conhecido o nome do sucessor mas está decidido que Ireneu Barreto está de saída do Palácio de São Lourenço.

Segundo conseguimos apurar, o futuro Representante da República já está escolhido e é do conhecimento de um núcleo restrito de personalidades, entre elas Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Albuquerque e o próprio Ireneu Barreto.

Contudo, o nome só deverá ser divulgado após a posse de Marcelo Rebelo de Sousa que acontece na próxima terça-feira, dia 9 de março.

Entre os nomes mais falados para a “sucessão” estão Tranquada Gomes, Paulo Barreto e Paulo Pereira Gouveia, estes dois últimos magistrados de carreira.

Recorde-se que Ireneu Barreto está, nesta última semana de mandato, a cumprir um périplo de “despedida” pelas principais instituições do Estado na Região, casos da PSP, GNR e militares.

Ireneu Barreto fez 80 anos a 5 de fevereiro último. Foi o primeiro madeirense (natural da Ponta do Sol) nomeado como Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.

A 11 de Abril de 2011, foi nomeado por Cavaco Silva para o seu 1.º mandato no Palácio de São Lourenço.

Foi reconduzido por Marcelo Rebelo de Sousa a 14 de março de 2016.

Tudo indica que após deixar funções seja agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa. Aliás, aquando da saída de Cavaco Silva, a 25 de fevereiro de 2016,  foi condecorado, no Palácio de Belém, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.