Aeroporto da Madeira entre os distinguidos pelo ACI Europe

Os Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada foram distinguidos pelo ACI Europe, Organização Internacional de Aeroportos, para “Best Airport” e “Best Hygiene Measures”. Estes prémios, nos quais são também destacados outros três aeroportos da rede VINCI Airports, reconhecem os Aeroportos de Portugal pela contínua aposta na experiência e segurança dos passageiros no contexto da pandemia COVID-19, refere um comunicado.

A atribuição do prémio “Best Airport” contemplou a dimensão na região europeia dos aeroportos. A distinção para Lisboa ocorre na categoria de 25 a 40 milhões de passageiros. Porto e Faro vencem no escalão de 5 e 15 milhões de passageiros e Ponta Delgada nos aeroportos com menos de 2 milhões de passageiros.

Atendendo às exigências da actual situação pandémica, o ACI introduziu um novo prémio, o “Hygiene Award”, com o intuito de reconhecer a capacidade de aeroportos garantirem ambientes higienizados e seguros e a manutenção das medidas necessárias para responder às necessidades e expectativas dos passageiros. Nesta nova categoria destacaram-se os aeroportos do Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada entre os melhores da Europa.

A ANA/VINCI Airports diz-se empenhada em contribuir para o esforço nacional de mitigação de contágios, garantindo, com a maior segurança possível, a continuidade do serviço público que presta.

Os prémios ACI foram atribuídos no âmbito do programa internacional ASQ, Qualidade dos Serviços Aeroportuários, que visa medir a satisfação global dos passageiros face aos serviços e produtos oferecidos e compreender de que modo as suas perspectivas e expectativas têm vindo a alterar-se.

Segundo Luis Felipe de Oliveira, Diretor Geral do ACI World, “os prémios demonstram o foco dos aeroportos vencedores em oferecer experiências de excelência, destacando-os como exemplares.” 

Thierry Liggonière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal, salienta a importância deste reconhecimento: “Num ano de incertezas, as nossas equipas têm demonstrado empenho e resiliência”, disse.