Eurodeputado comunista fala no pombo torcaz à Comissão Europeia

O eurodeputado comunista João Ferreira colocou à Comissão Europeia a necessidade de esclarecimentos sobre eventuais apoios compensatórios aos agricultores pelos danos causados pelo Pombo Torcaz, uma espécie endémica com estatuto especial de protecção.

Através da pergunta deputado ao Parlamento Europeu, para além de se pretender a informação oficial sobre a situação daquela espécie na Região, o objetivo do PCP neste questionamento das instituições da União Europeia é o de apurar formas de apoio aos produtores agrícolas que, cada vez mais, reclamam face à destruição da produção e quebra de rendimentos, devido à presença destrutiva do Pombo Trocaz nos campos agrícolas.

O PCP já reuniu com agricultores que alegam de pouco servir tudo quanto o Governo Regional da Madeira diz fazer para afugentar o Pombo Trocaz das zonas agricultáveis. A verdade é que todas as estratégias até hoje implementadas pelo Governo Regional para minimizar danos aos agricultores fracassaram, asseveram os comunistas, e o Pombo Trocaz continua a ter um impacto devastador para a agricultura familiar na ilha da Madeira.