Concursos literários com grande adesão dos alunos da Escola Jaime Moniz mesmo no ensino à distância

As atividades extracurriculares, assim como os concursos literários continuam a ocorrer na Escola Secundária Jaime Moniz, apesar do E@D (Ensino à Distância).

Segundo Hélder Teixeira, delegado do Grupo Disciplinar de Português, a 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura – 2020-2021, Fase Escolas – decorreu no dia 12 de fevereiro com uma participação bastante significativa de alunos da ESJM, dos vários níveis do ensino secundário.

Nesta fase, o também coordenador a nível de Escola, Hélder Teixeira, promoveu e divulgou o Concurso Nacional junto dos docentes do Grupo 300, com a colaboração da Biblioteca da Escola.

Segundo uma nota informativa remetida à Comunicação Social, os alunos submeteram-se a três provas de seleção: prova de compreensão de leitura do conto «O quarto vermelho», inserido na obra Ficção Curta Completa, Volume I de H. G. Wells; prova de declamação/leitura expressiva do poema «Arte poética», de Poesia Reunida, da poetisa Maria do Rosário Pereira e prova de argumentação sobre a máxima «Se o medo interferir na decisão de ter coragem, a superação nunca será um objeto de conquista.».

Os trabalhos foram apresentados com o recurso a ferramentas digitais, garantindo a segurança dos seus participantes.

Os jurados já selecionaram os dois alunos que irão representar a ESJM na segunda fase, a nível regional, que ocorrerá entre março e abril. A final nacional decorrerá em Lisboa, em junho. Por unanimidade, foram escolhidas para seguirem para a segunda fase do CNL – Fase Regional, as concorrentes Clara Alves Vasconcelos , 12.º13, e Lígia Francisca Nóbrega Caldeira, 11.º04.