PS Câmara de Lobos contesta proibição de captura da “Xara”

A Concelhia de Câmara de Lobos do Partido Socialista mostra-se perplexa com a decisão da Comissão Europeia de proibir por um período de dois anos a captura, transporte e descarga de gata na Madeira, também conhecida como ‘xara’, ‘sapata’ ou bacalhau de Câmara de Lobos. Recordando ainda que os moldes atuais da pesca do peixe espada preta tornam muito difícil não pescar esta espécie acidentalmente.

O presidente Urbano Ferreira diz assim que “não se compreende esta decisão, até porque a discussão não é nova e julgava-se que a União Europeia teria percebido a especificidade da pesca artesanal praticada pelos pescadores de Câmara de Lobos e o facto de estes animais capturados não serem recuperados – são simplesmente atirados ao mar, mortos”.

Assim, considera que “a proibição se torna ainda mais absurda quando abrange a possibilidade de se realizar estudos sobre a espécie”, questionado mesmo: “como é que um Comité Científico emite um parecer que leva à interdição de estudos científicos sobre uma espécie?”.

Urbano Ferreira garante que “o PS Câmara de Lobos manter-se-á firme na luta pelos interesses da nossa comunidade piscatória junto das entidades competentes”.