Poesia foi tema de conferência virtual na Escola da Levada

A Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva promoveu no final do mês de Janeiro uma conferência virtual com participantes de seis países europeus, no âmbito do projecto eTwinning  “A poesia salvará o mundo”, na qual o poeta madeirense Vítor Paulo Teixeira, apresentou a sua obra “Perguntei na Biblioteca pelo futuro”, editada recentemente, refere um comunicado daquele estabelecimento de ensino.

O evento contou com a presença de cerca de uma centena de participantes, entre professores e alunos de outros cinco países europeus, Espanha, Albânia, Turquia, Ucrânia e Roménia, para além de Portugal.

A iniciativa contou ainda com a participação Ana Lídia Araújo, da Associação Xarabanda, que interpretou musicalmente o poema “O tempo vai te ensinar” do poeta popular madeirense, Manuel Gonçalves, mais conhecido como o Feiticeiro do Norte.

O Etwinning, enquanto plataforma ao serviço da educação europeia conta com cerca de novecentos mil professores registados, sendo esta uma forma privilegiada de comunicar, colaborar, desenvolver projectos e partilhar as suas experiências no dia a dia com os seus alunos, recorrendo a um conjunto de ferramentas digitais que por norma são também estimulantes para os jovens que habitualmente ávidos por usar as novas tecnologias, explica a nota às Redacções.

Esta plataforma promove uma verdadeira colaboração entre escolas de toda a  Europa, entre alunos e professores, envolvendo também as próprias famílias, que muitas vezes são levadas a participar nas experiências enriquecedoras dos seus filhos, ainda que por estes tempos apenas de forma virtual.

 O recurso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e  às mais recentes ferramentas no domínio do vídeo, das aplicações gráficas, tornam o eTwinning uma experiência estimulante para professores e alunos, permitindo uma permanente actualização e abertura às novidades que invadem o  mundo digital.