Vigilantes da Natureza exprimem “revolta” com o Governo Regional

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas emitiu hoje uma nota na qual dá conta de um manifesto dos Vigilantes da Natureza, intitulado “Exigimos uma carreira digna e valorizada”. Reunidos em plenário em protesto pela proposta de revisão de carreira apresentada pelo Governo Regional, estes profissionais reforçam a sua revolta, pelo facto de a dita proposta não ir ao encontro das suas pretensões. Constitui mesmo, opinam, “uma afronta à dignidade de uma carreira que está na linha da frente da conservação da natureza”.

Os Vigilantes consideram que as suas pretensões são legítimas, pretendendo uma tabela salarial de acordo com as responsabilidades das suas funções, suplementos remuneratórios actualizados e uma idade de reforma adequada.

Citando que cada vez mais de fala de alterações climáticas e da necessidade de equilíbrio ambiental, os Vigilantes da Natureza sublinham que muito já ofereceram, na sua dedicação e empenho, no seu esforço, muitas vezes longe das suas famílias, ao sol e à chuva, e por vezes em momento de risco. Momentos em que “põem em causa as suas próprias vidas”, sendo porém “ignorados pelos decisores políticos”, que porém “não se esquecem quando os usam para campanhas políticas”.

Hoje, Dia Nacional do Vigilante da Natureza, um abaixo-assinado que nos foi remetido, com cerca de uma vintena de assinaturas, testemunha uma indignação com a “atitude egocêntrica/autista” que atribuem ao Governo Regional.