Santa Cruz aumenta recolha selectiva com ecocentro e ecopontos domésticos

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, e a vereadora Élia Ascensão, com o pelouro do ambiente, visitaram, hoje, o novo Ecocentro Municipal daquela localidade. Este é um local aberto à população, onde se encontra um conjunto de contentores, destinados a receber os diferentes tipos de resíduos diferenciados (embalagens de papel e cartão, embalagens de plástico e metal, embalagens de vidro, REE´S, Sucata, Colchões/Sofás, Pneus, RCD`S (entulho), Plástico, Madeiras e Resíduos Verdes devidamente separados, resultantes da recolha diferenciada e armazenados durante um curto espaço de tempo, para posterior valorização ou destino final).

O horário de funcionamento do Ecocentro, que funciona no Armazém Municipal, Ribeira da Boaventura, São Pedro, é de segunda a sexta das 8h às 16h, e ao sábado das 8h às 14h.

Os ecocentros são elementos essenciais para a preservação do ambiente, permitindo a reciclagem e recuperação de materiais que, de outro modo, seriam desperdiçados, poupando-se assim matérias-primas e diminuindo a quantidade e impacto dos resíduos urbanos no meio natural, diz a CMSC.

Na mesma altura, Filipe Sousa e Élia Ascensão anunciaram a chegada dos primeiros 900 ecopontos domésticos, inseridos no projeto “SANTA CRUZ A SEPARAR, PARA RECICLAR”, que tem como principal objectivo promover a reciclagem de resíduos, através da distribuição gratuita de ecopontos domésticos a famílias residentes em moradias unifamiliares, nomeadamente de papelões, embalões e vidrões.

O Município de Santa Cruz tem vindo a disponibilizar aos seus munícipes ao longo dos últimos anos ecopontos públicos, e também o serviço de recolha de ecopontos, porta a porta, a todos os que o têm solicitado. Com este projecto visa proporcionar o mesmo serviço a mais 2000 famílias.

Pretende-se, assim, que os munícipes, contemplados nesta primeira fase, e que serão contactados pelos serviços para o efeito, colaborem na separação dos resíduos sólidos, de uma forma mais cómoda e sem deslocações aos ecopontos públicos.

Desta forma, explica a edilidade, é possível alcançar um aumento dos níveis de selecção de resíduos sólidos produzidos no Concelho de Santa Cruz que serão encaminhados para reciclagem em detrimento da incineração, aumentado assim a taxa de reciclagem do Município.